CineReforma - Em Defesa de Cristo

CineReforma - Em Defesa de Cristo

terça-feira, 31 de maio de 2011

Carta às Assembléias de Deus



por Diogo Henrique de Sá


Ao lerem este artigo não quero que saiam da denominação porque o problema não está somente nela, não, o problema é generalizado. Mas te peço ajudemos a mudar está história. Aguardo contato.


Apocalipse capítulos 3 e 4 
“... Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.”


Ao ler os capítulos 3 e 4 de Apocalipse vejo o que Cristo tem a dizer às igrejas, ou a Igreja. Ao ver Jesus, repetidas vezes (sete para ser mais exato), lembrando a Igreja de que: “quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz” a ela, eu entendo que, apesar de cada uma daquelas mensagens terem um endereço certo, os cristãos de todas as épocas deveriam estar com os dois olhos e ouvidos bem atentos ao que o Espírito Santo disse aquelas Igrejas. 

Quero então analisar algumas falhas no caráter das denominações chamadas: As Assembléias de Deus. Reconheço que, devido à multifuncionalidade e facetas desta instituição, é difícil contemplar – em uma só analise – todas as denominações que se utilizam deste nome, porém posso apontar algumas marcas registradas desta Instituição.


Quero fazer esta análise em forma de uma carta. Como não posso ser pretensioso ao ponto de usar o bom nome de Jesus Cristo em vão, vou escrever uma carta de minha autoria apenas, mas usando como parâmetro a Santa Palavra de Deus. Como eu sei que à medida que eu usar para julgar será utilizada para me julgar, uso a Palavra de Deus, pois sempre sou por ela julgado.

"Aos Anjos da Igreja que se reúnem na Assembléia de Deus escrevo: Isto diz o que é falho, o que é carente da misericórdia, o que é limitado e, portanto, não pode caminhar entre os castiçais. No entanto tenho observado muitas atitudes erradas em ti, e diante da ordem de Cristo a todos os crentes de pregarem o verdadeiro evangelho, e também devido à exortação de Judas 1.3 de batalhar pela Fé, não me atrevo a ficar calado, sendo assim venho até ti e contra ti com duras novas:

Eu conheço tuas obras; que tens nome de que vives, e estás morto. Tenho contra ti que toleras o surgimento de falsos mestres em seu seio, tu toleras Silas Malafaia, que prega um evangelho fajuto e tosco, que tem a petulância de se auto-proclamar “voz profética de Deus”, que se alia a outros falsos-profetas tal qual Morris Cerullo, Mike Murdock e outros, e que tem a coragem de vender a Palavra de Deus por 900 reais e que, em uma atitude de grande amor ao próximo, adquiriu um jatinho por 12 milhões de dólares. 

Toleras também o Jabes de Alencar (que fica dançando como uma gazela junto com Renê Terra Nova no salão da Igreja), toleras Marco Feliciano, que mesmo não estando mais nas Assembléias de Deus e não conseguindo entrar na CGADB continua pregando nos eventos desta Instituição - inclusive na “Meca Pentecostal” em Camburiú. Toleras Marcos Pereira da Silva, toleras Samuel Câmara, Toleras José Wellington Bezerra da Costa e todo os tipo de pregadores bizarros e mentirosos em seu púlpito, que dizem que viram algo da parte de Deus, quando não viram nada; que dizem: “Deus me disse”, quando Senhor está em silencio. 

Tenho ainda contra ti que não estimulas aos seus membros que conheçam a Bíblia, assim sendo, engrossam suas fileiras de crentes mal nutridos que não conseguem distinguir a mão direita da esquerda. 

O que fazes, e muito bem, é consagrar obreiros que nunca leram ou lerão a Bíblia toda sequer uma vez na vida. Assim sendo os membros de sua instituição comem todo e qualquer capim que lhes dão. 

Tenho ainda contra ti que, não atinando para os conselhos bíblicos em Atos 17.11, não estimulas o senso crítico de suas ovelhas, isso em grande parte pela inadequação da maioria de seus 'obreiros', que não conhecem suficientemente bem as Escrituras. Então todo o senso crítico, quando surge, tu logo reprimes com acusações de rebeldia e com a 'liberação' de grandes maldições sobre a vida do crítico. Quando há algum estudo Bíblico entre vós é somente para divagar entre algumas bobagens tais como 'batalhas espirituais' e 'dízimo' quando muito, e raras vezes sobram, para os jovens, um estudo superficial sobre a sexualidade, dizendo que é pecado e pronto. 

Tenho contra ti que não amas a Jesus, isso porque o amor vem com o conhecimento, e sem conhecimento não há amor. Como a maioria de seus membros não sabem nada sobre Jesus, se bem que conhecem o nome dos atacantes de seu time favorito de futebol, e o nome do artista que faz a novela e até o nome dos filhos de sua cantora gospel favorita, mas não sabem nada sobre Jesus. E o que eu digo é verdade, e você sabe disso. Uma vez que se interessas tão pouco por Jesus, como pode dizer, em toda a força da afirmação, que realmente O ama. Pense se o amas verdadeiramente: Quanto tempo investes em oração? E quanto tempo investes com a leitura de Sua Palavra em casa quando ninguém além Dele está olhando? 

Se não gastas tempo com ele, como ousas dizer que O ama? Tenho contra ti que não amas a Jesus nem a correção de sua Palavra e ainda estimulas suas ovelhas a não O amarem também. Pois não há nenhum incentivo sério para que isso ocorra dentro de seus limites. Seus seminários teológicos apresentam uma teologia liberal barata (um lixo para ser exato). Sua Escola Bíblia dominical é uma perda de tempo (converse com os alunos e veja o que eles aprenderam em todos esses anos).

Tenho contra ti ó Assembléias de Deus que permite o surgimento de uma casta sacerdotal impura dentro do seu meio, que não demonstra nenhum amor pelo próximo, antes o oprime ao seu bel prazer querendo se aproveitar das ovelhas lhes retirando a lã, o couro, a carne, o miúdos e ainda queimando os ossos, as unhas e o chifre para fazer farinha. Fazem isso através de subterfúgios chamados ofertas, sacrifícios financeiros, campanhas missionárias, campanhas para comprar terreno, campanhas para construir o templo, campanhas para comprar os microfones das suas sedes (e filiais) e campanhas e mais campanhas, pois a originalidade para extorquir é sem limite. Cabe uma pergunta aí: Os dízimos e ofertas já não são recolhidos para suprir as necessidades da instituição? Então por que precisamos fazer cantina e bazar para comprar os utensílios da denominação? (Acredito ser a moda do governo brasileiro estar lhe influenciando, cobrando de nós várias vezes o mesmo imposto). 

Esta 'liderança eclesiástica' que surgiu no teu seio despreza ao nosso Senhor com atitudes, e ainda dizem: No que desprezamos ao Senhor? Eu respondo: Desprezaram ao Senhor ao confundir ascensão social com ter algum título eclesiástico ou cargo de liderança. Fazendo isso, esses líderes se acham no poder e no direito de requerir algum respeito a mais de seus membros e a se considerarem o supra-sumo vindo dos céus. Esta percepção distorcida tem levado as pessoas a passarem por cima de tudo e de todos, em uma disputa violenta (com precedentes somente no Catolicismo Romano), para se ter um cargozinho. Pois a intenção não é glorificar a Deus, mas sim usurpar para si a Honra e a Glória que a Ele é devida. 

Tenho contra ti que mantens essa casta que trata seus conservos como se fossem pessoas inferiores, sobretudo porque se consideram superiores aos demais irmãos. Tenho contra essa liderança – que tu toleras – que ela se sente no direito de dizer que tipo de roupa o membro deve ou não usar (algo sem precedentes neo-testamentários), se o crente pode ou não namorar, se ele pode ou não ir ao shopping, se ele pode ou não comemorar o Natal (com relação ao Natal existe não pequena controvérsia, mas pra mim não existe nenhuma, pois o dia do Solstício do Invictos Sol foi abandonado e em seu lugar Jesus assumiu a data e o coração das pessoas), vossa liderança, oh Assembléia de Deus, ultrapassou todos os limites permitidos por Jesus em sua Palavra e hoje mais se assemelha com Farisaísmo do que                 com Cristianismo. Estes “sacerdotes” prometem o céu para quem se curva a eles, e o inferno para quem os despreza, numa atitude digna de um Papa.

Tenho contra ti que permitiste que artistas surgissem em seu meio, criando um estrelismo generalizado onde os pregadores, desde a mais tenra idade, já pensam em ser famosos e no futuro quem sabe aparecer na televisão. Da mesma forma que os cantores querem a fama, o sonho de consumo destes é gravar um 'CD'. Quando estes cantores e pregadores se levantam para cantar ou pregar já fazem o 'politicamente correto' para que as pessoas vejam como seu timbre de voz é perfeito, como tem classe, como arrebata os corações dos irmãos. 

Creio pela Palavra de Deus, que Jesus não suporta mais isso; é execrável até para mim, quanto mais a Ele que é o verdadeiro ofendido. Mas tu, de bom grado toleras tudo isso, pois se beneficia disso, já que suas reuniões (ou 'cultos' como chamam), se tornaram mero entretenimento. Estes 'artistas' que permeiam seus limites forjam falso fogo para poderem se manter, cantando e pregando verdadeiras heresias para agradar a turba ingênua. Heresias que colocam o irmão rival na platéia humilhado e você exaltado no palco (local de honra onde Cristo deveria estar), e ainda dizem que isso tem sabor de Mel. Parem!!! Não suporto mais isso!

Tenho ainda contra ti que toleras o culto aos anjos e, mesmo que negue essa prática, ela é real dentro de seus templos, já que seus pastores e pregadores evocam, em seus 'cultos', legiões e mais legiões da hoste celestial e quando alguém confirma que viu ou sentiu algum anjo, vocês entram em êxtase. Ainda muitos de vocês exigem a presença do Arcanjo Miguel ao seu lado, desdenhando a pessoa bendita de Jesus e do Espírito Santo, já que dizer que Jesus está na reunião não causa tanto estardalhaço do que afirmar que tem um anjo ali. Tenho contra ti que não só permite esse procedimento, como seus pregadores o estimulam, já que são eles os que mais vêem e pedem o auxílio dos seres Angelicais.

Tenho ainda contra ti que forjas fogo estranho em seus cultos, já que a Palavra não é o centro de suas pregações. Precisam desse fogo estranho porque seus pregadores não tem mensagem bíblica para oferecer, uma vez que não conhecem verdadeiramente a Palavra de Deus. 

Tens, então, permitido todo o tipo de antropocentrismo, hedonismo e irracionalidades dentro de seus limites. Seu solo se tornou terreno fértil para todo o tipo de esquisitices, tal como intenso falso profetismo, intenso falso curandeirismo, intensa falsa visagem e intenso falso conversionismo. Pois seus profetizadores dizem que Deus falou, quando Deus nada disse; dizem que Jesus vai curar naquela noite, quando ninguém sai curado; dizem que viram algo da parte de Deus, quando Deus não lhes mostrou nada. Tudo isso arranca gritos eufóricos da multidão, e pessoas vem para frente para se 'converter', mas a Palavra não foi pregada, e então aquelas decisões duram pouco e não há conversão genuína. 

Estes 'convencidos' quando não saem da denominação continuam dentro dela, mas nunca chegam ao conhecimento da verdade pois milagres não produzem fé (vimos isso durante a travessia de Israel pelo deserto), mas a Palavra de Deus produz no homem o desejo de ouvi-la, e o ouvir a Palavra produz fé. Vós falais tanto em avivamento mas não vemos frutos de avivamento em ti, o que há em vos é muito barulho, e barulho é barulho! Não é avivamento (um amigo me disse certa vez e com muita propriedade: “lata vazia faz mais barulho e facilmente é levada por qualquer vento”). 

Avivamento muda as estruturas da pessoa, o que vejo em ti, no entanto, é uma mensagem que mais tem contribuído para manter o velho homem (com suas mazelas) vivo dentro do crente. Suas mensagens prometem riquezas e vida fácil nesta terra, algo que Cristo nunca prometeu. Todos os apóstolos entraram na glória passando por muitas privações.

Tenho contra ti que se corrompeste com a política e apóias candidatos corruptos para se beneficiar. Tenho contra ti que volta e meia, estás envolvida em escândalos de sonegação de impostos e todo o tipo de falta de ética. Tenho contra ti que burlas as leis construindo seus prédios em áreas proibidas, pois se acha acima da lei. E ainda defende os que assim precedem.

Tenho contra ti que mercantilizas o Povo de Cristo, pois considera o povo como seu patrimônio pessoal. Vendendo os prédios, os bancos, a aparelhagem e os membros por milhões, como se patrimônio seu fossem. Como se fosse você que tivesse morrido por eles na Cruz. Perdeste o foco, e pensas somente em enriquecer usando o bom nome do Senhor.

Tenho contra ti que mercantilizaste a fé vendendo as bênçãos por dinheiro, algo muito parecido com a venda de indulgências. Através de sua casa publicadora tu vendes todo o tipo de lixo para suas ovelhas, pensando somente no lucro (é o caso recente da Publicação da Bíblia de Estudo Dake; posso citar ainda a Teologia Sistemática de Charles Finey, um pregador Pelagiano). 

Tenho contra ti que tratas levianamente com o pecado. O que é pecado vós dizeis que não é, e o que não é pecado, vós dizeis que é. Vós tratais de forma ríspida com os pecados de ordem sexual (e fazem bem assim) colocando em disciplina o transgressor, mas não tomam nenhuma atitude com aqueles que tem seus nomes sujos por comprarem e não pagarem. Nem por estarem envolvidos em fofoca, nem por difamarem seus irmãos e nem por usarem levianamente o Bom nome de Cristo. 

Tenho contra ti que dizes: estou abastado e de nada tenho falta, e não vês que és um pobre, cego e nú. Estás cego pelo poder que adquiriste. Tenho contra ti que fazes campanhas e mais campanhas para arrancar dinheiro dos incautos para atender a sua vaidade, mas não move uma pena para desembolsar ajuda aos necessitados. Vossos líderes constroem enormes catedrais com local para pouso de helicópteros, mas não tem o amor suficiente para ajudar o Haiti. Onde está o amor? Onde está o amor ao próximo? Seu deus é o ventre, você só olha para seu umbigo. Hipócritas malditos, isso não passará despercebido pelo Senhor! O lugar de vocês é o lago de fogo onde há pranto e ranger de dentes.

Suas convenções (estadual e geral) se tornaram um covil de vendilhões que se reúnem para tratar de assuntos triviais, e para se gabarem do tamanho do seu ministério, de quantos membros possuem, e quanto dinheiro arrecadam. Não fazem nada pelo Reino de Deus, antes procuram mais e mais poder entre os homens, buscando edificar seus reinos particulares.

Teria ainda muito mais acusações para fazer, mas quero te dizer: arrependa-te! Olha onde caíste e retorna para Cristo. Volte às primeiras obras, compre de Jesus ouro refinado no fogo, para tapar suas vergonhas. Vocês fazem muitas obras, mas não amam a Jesus, abandonaram o primeiro amor e já não restou amor algum. Volte-se pra Deus, volte-se para sua palavra. Ponha sua boca no pó, talvez assim haja esperança."

Diante disso só peço:

Jesus tenha misericórdia de nós. Muda as nossas vidas. Precisamos de uma mudança de atitudes urgente.

Jesus eu te adoro! A ti oh Deus seja a Glória e a Honra e o Domínio pelos séculos dos séculos.


postado originalmente em Semeando a Verdade



Comentário do ReformaAgora: concordo em gênero, número e grau! A reflexão do Diogo pondéra fatos e situações constrangedoras até mesmo para quem não pertence a essa denominação. E como ele, deixo também meu manifesto - Oh, Assembléia de Deus, volte ao evangelho; abandone esse legalismo inútil; retire a liderança tirana e ditadora dos púlpitos, que chefia a denominação com punhos de ferro; ensine a Palavra de Deus aos membros; coloque os jovens nas ruas e praças para evangelizar; eleja líderes de ficha-limpa, que não têem rabo preso com corrupção política; nomeie pastores que admitam ser contrariados quando estão errados, líderes que ouçam seus liderados; leve o evangelho de Cristo ao pecadores, em vez de ficar aguardando pecadores vir ao templo...

Tenho muito mais a comentar, mas por enquanto, acho que isso basta. Por enquanto!







***

sábado, 28 de maio de 2011

Tatugem de Lábios. O que o seu pastor diria sobre isso?



por Rodrigo Toledo

O título desse artigo causou-lhe tensão? Então provavelmente você é um legalista. Entende-se como legalista - na linguagem eclesiástica - aquele que impõe a membresia da igreja certas regras e códigos de conduta que não encontram base bíblica neo-testamentária. 

Encontramos um sem número de normas estatutárias que vieram a existência pela superficialidade e falta de entendimento do fundador, que em sua  ignorância tomou como mandamento certos textos da bíblia que sequer tem aplicação em nossos dias. 

"Cuidado, irmão", "Olha a vaidade, irmã", vociferam. E o mais triste nisso tudo, é que em sua grande maioria nem sabem o significado de vaidade dentro do contexto bíblico. 

Tudo bem, vou matar sua curiosidade. Quando as Escrituras advertem sobre o perigo da vaidade está, na verdade, se referindo a tudo que nos atrapalha em servir a Deus. Ou seja, vaidade, no sentido bíblico, é tudo que te afasta da comunhão com o Criador, como por exemplo, a idolatria e a mentira. Com o passar do tempo, vaidade absorveu outros significados, sendo utilizada no campo da estética. Acreditem: a vaidade de nossos dias nada tem a ver com a vaidade dos tempos bíblicos. NADA!

Está assustado com isso? Ah, quantas pessoas se surpreenderão ao chegar no céu e descobrir que poderiam pintar as unhas, passar batom e cortar o cabelo sem comprometer a salvação. O que vai ter de pastor legalista sendo humilhado e cobrado pelos anos de engano e jugo desnecessário. Culpa da ignorância, em não querer estudar teologia. Culpa da preguiça, em não buscar o significado verdadeiro e profundo das Escrituras. Culpa da falta de compromisso com a verdade, em não querer observar o contexto histórico, político, filosófico e religioso dos textos em estudo.


Em homenagem aos legalistas de plantão (víxxxiiiii, aquele cara sarcástico que mora dentro de mim acordou - tirem as crianças da sala, chamem o guarda, acendam as luzes de emergência, corram para os despojos!), vou fazer a propaganda de uma espécie de tatuagem de lábios. Não são tatuagens definitivas. Sabe aquelas tattoos que vinham nas embalagens de chicletes e salgadinhos? Pois bem, eles funcionam mais ou menos da mesma forma: basta tirar o plástico, aplicar nos lábios e umedecer com água. É preciso medir a tatuagem antes de aplicá-la e cortá-la conforme o contorno dos lábios.


O batom de tattoo dura cerca de oito horas e vem em algumas estampas pra lá de ousadas!










O que achou? Sentiu-se afrontado? Então confira esse outro artigo que escrevi sobre legalismo clicando aqui. Aprecie sem moderação!


P.S.: vou adiantar-me em explicar que "abstermos de toda a aparência do mal" significa não responder a perseguição com violência, já que a igreja de Tessalônica estava sofrendo intensa perseguição por parte dos judeus (2.13-16), tal como Paulo havia sofrido quando esteve ali pregando o evangelho. Uma reação violenta a essa perseguição influenciaria na santidade da igreja, e Paulo, temendo um resultado desastroso, cita a vinda do Senhor em todos os finais de capítulos, motivando a igreja a seguir em santidade e fé. Quando Paulo escreveu 1Ts 5.22 com certeza não tinha em mente uma pintura nos lábios!



Boa digestão pra você!












***

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Melhor Pedido de Casamento de Todos os Tempos!




Mulheres gostam de ser impressionadas, principalmente por coisas que envolvem namoro/casamento. Algumas pessoas gostam de marcar essas situações para o resto da vida, ainda mais quando o pedido de casamento é feito de forma beeeem criativa.

Veja esse caso - o rapaz quis surpreendê-la gravando um trailer de filme com o pai da moça. Ela, sem saber de nada, foi com o irmão ao cinema. Depois do trailer de "Se beber, não case 2", aparece na telona o trailer que o namorado fez... simplesmente genial!

Enquanto o vídeo vai passando, uma camera mostra a reação da moça.









Comentário do ReformaAgora: Antes que algum legalistazinho chato faça algum comentário, já vou logo avisando: não sou leitor desse "Blog da Fama". Na verdade, achei esse vídeo fuçando no YouTube sobre o tema "casamento".



***

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Erro de Aritmética Garante mais 5 Meses de Vida na Terra





AE - Agência Estado

O evangelista da Califórnia Harold Camping disse ontem que sua profecia sobre o fim do mundo tinha uma defasagem de cinco meses, e afirmou que o Juízo Final chegará na realidade em 21 de outubro, e não em 21 de maio como previsto anteriormente. Camping havia predito que 200 milhões de cristãos seriam levados ao céu no último sábado, antes da destruição da Terra.

Ele afirmou que sentiu-se tão mal quando sua previsão não se tornou realidade que saiu de casa e se refugiou em um motel com a mulher. Sua igreja independente, a Family Radio International, gastou milhões de dólares, muitos deles obtidos com doações de seguidores, em mais de 5 mil cartazes e anúncios sobre o Dia do Juízo Final.

Agora, Camping disse que o Apocalipse será cinco meses mais tarde que 21 de maio, sua data inicial para o fim do mundo. Em 21 de outubro, o mundo deve ser consumido por uma bola de fogo, afirmou. O último sábado foi "um dia invisível do Juízo Final", no qual ocorreu um julgamento espiritual, explicou. "Sempre dissemos que 21 de maio era o dia, mas não compreendemos o significado espiritual", defendeu-se. "O 21 de maio é o dia em que Cristo veio e pôs o mundo sob julgamento".

Não é a primeira vez que o evangelista da rádio cristã teve de explicar o motivo de seus erros. Ele também previu o Apocalipse em 1994, mas na ocasião explicou que houve um erro matemático. Ontem, Camping não conduziu seu programa diário, mas apresentou um comunicado especial à imprensa através de seu escritório. Em 2009, a organização sem fins lucrativos dele, a Family Radio, informou à Receita Federal dos EUA que recebeu US$ 18,3 milhões em doações e tinha bens avaliados em mais de US$ 104 milhões. As informações são da Associated Press.



Comentário do GenizahVirtual - Bem que eu desconfiava! Inclusive, profetizamos as razões da pequena falha na previsão:



Palavra de Encorajamento


Meu amigo, minha amiga, 

Se você é estelionatário (a), picareta, 171 e NÃO se dá bem na sua profissão no mundo secular, não se desespere! Há uma oportunidade esperando por você na vida gospel. Aqui, nossos tolos são mais tolos e nossos patos são mais patos.





Comentário do ReformaAgora: eu já sabia que isso iria acontecer. Sempre as mesmíssimas desculpas: erro de cálculo; aconteceu algo espiritual na data; Deus viu a fidelidade de vocês e adiou o fim do mundo; etc. Fui só eu que tive um certo dejavu adventista em ler que na data citada, Jesus veio e pôs o mundo em juízo? Ora, não é essa a doutrina do Juízo Investigativo?

Tá faltando criatividade para os picaretas de nossos dias!



*** 



Não Consigo Parar de Rir (32)





Veja o vídeo






"Não consegue, né!"



***

sábado, 21 de maio de 2011

Super




"Talvez você ache que há algo errado comigo. Talvez pense que assimile o que o traficante Jock disse como verdade. Que eu era um iludido. Mas eu, pensando ser herói, fui tão mal quanto todos eles.

Talvez seja você que precise aprender algo. Sei como isso aparenta ser. Mas as vezes, a aparência e o que de fato é, são duas coisas diferentes. A verdade estava no meu coração e eu a segui. E eu salvei Sarah das mãos de Jock e seus capangas.

Ela ficou comigo alguns meses e, apesar de Sarah provavelmente ter ficado constrangida e se visto obrigada a isso, não foram tempos ruins. 

Em uma manhã, ela partiu. Seguiu em frente...

Na época, pensei que eu era o problema, quando na verdade, eu fui o escolhido. Percebi que, o tempo todo, tudo que fazia era por Sarah. Fui predestinado para tal. E por isso precisava salvá-la. 

Agora Sarah precisava de alguns concertos em sua vida...

Ela decidiu terminar os estudos, e seguir a carreira de antropóloga. Porque Sarah sabe muito sobre pessoas...

Ela precisava voltar ao Grupo de Ajuda aos Dependentes Químicos, o qual havia a algum tempo abandonado, e em cujas reuniões tinha percepções que atingiam de forma singular seus companheiros de tratamento. 

As vezes, ela precisava ter pesadelos com os tempos de abuso e pavor que sofreu na fazendo do Jock, para que um homem bom e gentil aprendece a consolá-la, amá-la e compreendê-la como eu nunca fui capaz. 

E talvez, acima de tudo, Sarah precisava ter Patrick, e Trevor, Laura e Joy. Quatro lindas crianças que provavelmente não existiriam se eu não tivesse ido na fazenda do Jock naquela noite, para resgatá-la. 

Talvez, se todos nós tivermos sorte, essas quatro crianças façam algo para tornar o mundo um lugar melhor.

Quanto a mim, recebo em meus aniversários quatro cartões carinhosamente desenhados por quatro crianças."



Fala do personagem Frank, no filme "Super", 2011, EUA, Ambush Entertainment






***

Era Só o Que Faltava!!!



GENTE, era só o que faltava! Acho que esse Ed Renê Kivitz perdeu o juízo (ou não compreende a proposta de Deus para o homem). Vejam o que ele diz no vídeo abaixo:







O que pensaria aquele irmãozinho besta, chegado num pecadinho justificado, ao ouvir essas heresias do Sr. Kivitz? Responde aê, manolo!





***

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Atenção, Blogueiros!!! Por favor, vamos fazer uma campanha




Ví esse artigo no Cristão Confuso, e resolvi fazer uma campanha, pois achei a idéia brilhante. Temos tantas crianças brasileiras precisando de recursos para lutar contra o câncer! 

Se fizermos uma corrente de blogueiros, onde cada um de vocês postará esse artigo em seu blog, conseguiremos levar a idéia adiante. Caso queiram fazer parte dessa corrente, por favor NÃO citem o ReformaAgora, não é minha intenção usar essa situação para promover meu blog. Minha intenção é despertar o desejo nos pais das crianças cancerosas em aderir a idéia. 

Também estou disposto a ceder um espaço no ReformaAgora afim de, voluntariamente, ajudar a vender os desenhos, caso alguma criança com câncer tome a iniciativa.

Se quiser aderir a campanha, copie o texto abaixo e cole em seu blog: 




Criança paga próprio tratamento para câncer vendendo desenhos na internet

Materia originalmente postada no jornal Folha





Um menino americano de 5 anos conseguiu pagar o próprio tratamento de câncer vendendo 3.000 desenhos de monstros, palhaços e alienígenas na internet, muitos deles feitos na cama do hospital.


Aidan Reed, que vive em Kansas City, nos Estados Unidos, foi diagnosticado com leucemia em setembro do ano passado.

Os pai dele, Katie e Wiley, tiveram de ver o filho enfrentar semanas de sofrimento com o tratamento de quimioterapia e outros procedimentos dolorosos, mas tinham esperanças, já que os médicos haviam dito que o tipo de câncer de Aidan tem uma taxa de cura de 90%.

Só que com as contas de hospital se acumulando, os Reed tiveram de colocar a casa da família à venda. Foi aí que surgiu a ideia de transformar um hobby de Aidan em fonte de recursos.

"Eu gosto de desenhar cavaleiros, bobos da corte, palhaços assustadores e alienígenas", disse Aidan ao Survivors Club, uma organização que ajuda pessoas que enfrentam adversidade.

"Eu também gosto de me vestir de palhaços bons e palhaços malvados. Eu posso ser um lobo ou um zumbi..."



SUCESSO

Durante o tratamento, Aidan gostava de desenhar monstros. Estes desenhos foram colocados à venda na internet pela tia do menino, Mandi Ostein.

"Meu número de sorte é 60, então eu decidi que iria vender 60 desenhos", disse Ostein.

Com a ajuda da tia, Aidan Reed vendeu 3.000 desenhos de monstros e palhaços e arrecadou US$ 30 mil, mas o sucesso foi tanto que a tia de Aidan acabou transformando sua casa em um centro de impressão e envio de desenhos. Muitos deles eram "assinados" pelo artista.



Pedidos chegaram de vários países do mundo, inclusive do Brasil.

"Eu fiquei chocado com a reação aos desenhos de Aidan. Acho que para ele também tem sido uma boa distração da doença", disse o pai de Aidan, Wiley Reed.

No fim, foram vendidos cerca de 3.000 desenhos, arrecadando mais de US$ 30 mil (R$ 47 mil), o suficiente para cobrir todos os gastos com o tratamento e cancelar a venda da casa da família.

"É absolutamente inacreditável. Nós somos moradores de uma cidadezinha do Meio Oeste americano. Este tipo de coisa não acontece com a gente", disse Ostein.



Comentário do ReformaAgora (só para blogueiros): você não gastará nem cinco minutos para copiar esse texto e colar em seu blog!

Lembre-se: Não cite o ReformaAgora.



***

O Que Mais Podemos Esperar Nesse País?



Leia com atenção e vejam o que estão fazendo com nossas crianças

Trechos do livro "Mamãe, Como Eu Nasci?", aprovado pelo MEC para alunos na faixa dos 10 anos:

"Olha, ele fica duro! O pênis do papai fica duro também?

Algumas vezes, e o papai acha muito gostoso. Os homens gostam quando o seu pênis fica duro."

"Se você abrir um pouquinho as pernas e olhar por um espelhinho, vai ver bem melhor. Aqui em cima está o seu clitóris, que faz as mulheres sentirem muito prazer ao ser tocado, porque é gostoso."

"Alguns meninos gostam de brincar com o seu pênis, e algumas meninas com a sua vulva, porque é gostoso. As pessoas grandes dizem que isso vicia ou "tira a mão daí que é feio". Só sabem abrir a boca para proibir. Mas a verdade é que essa brincadeira não causa nenhum problema".



O MEC distribuirá kit anti-homofobia em escolas públicas no segundo semestre

Pelos cálculos do MEC, uma criança com sete anos de idade que chegar à escola e receber em mãos uma historinha de amor homossexual, terá menor probabilidade de tecer brincadeiras discriminatórias para com o coleguinha. Mas o que é difícil imaginar é o que se passará na cabeça de cada uma dessas criancinhas diante deste kit de orgulho gay do governo. Será que a consequência vai ser a esperada pelo governo ou isto é uma propaganda de que é moda e normal namorar pessoas do mesmo sexo (Vejam foto exemplo abaixo).






Até quando nós, famílias, pessoas trabalhadoras com direitos e obrigações, padrões éticos e culturais, vivendo dentro dos bons costumes, ocupados com nossas vidas e dos nossos parentes próximos, sem tempo para reivindicar nossos direitos, deixaremos minorias radicais ditar novas regras? Deixaremos também esta minoria ensinar nossos filhos? Vamos deixar que façam o que quiserem com nossas vidas e nosso país?

Este é um dos exemplos, de como coisas deste tipo são defendidas e aprovadas em função de pequenos grupos que tem voz ativa, pois na grande maioria por falta do que fazerem, ficam o dia inteiro a margem da sociedade trabalhando para modificar nossas vidas.

Outro exemplo é de um pequeno grupo que se diz pertencer aos direitos humanos, que defende o direito de bandidos, contraventores, estupradores (inclusive defende os que praticam violência contra os homossexuais) enquanto nós, cidadãos de bem, que sofremos violências de todos os tipos, somos privados o tempo todo dos direitos básicos, somos desrespeitados quanto à segurança, moradia, educação, saúde, etc. Quanto a isto não aparece nenhum radical para nos defender, e dar uma verdadeira ocupação para nossos queridos e ocupadíssimos congressistas e membros do nosso governo.

Ainda também poderemos citar os radicais ambientalistas que no Brasil, improvisam leis sem critérios técnicos, e que se fossem aplicadas corretamente, hoje não teríamos alimentos em nossa mesa. Pois como disse, estes radicais sem conhecimento técnico aprovarão leis que não podem nem ser aplicadas e criaram um grande conflito e medo no setor agrário. Com facilidade aprovaram a nova cartilha mas não conseguem aprovar o novo código florestal que veio para corrigir os seus próprios erros.

Deixo bem claro que sou contra a homofobia . Gostaria que criassem leis mais rígidas e que punissem os que praticam deste ou qualquer outro tipo de crime. Mas deixem nossas crianças fora disto.

Agora, como um pai preocupado, eu peço a todos que lerem este post:

Não vamos deixar estes radicais acabarem com nossas vidas e de nossos filhos.

Enviem este post via e-mail a todas as pessoas de bem que conhece. E no dia 05/06 (Cinco de junho) vamos desligar durante 30 (trinta) minutos às 14:00hs o relógio de energia elétrica de nossas residências em sinal de protesto silencioso contra tudo isto, mostrando que não concordamos, e se preciso for vamos marcar uma data para colocarmos novamente tinta em nossa cara e irmos as ruas.



Comentário do ReformaAgora: também sou contra a homofobia. Mas não posso, pela minha formação e consciência, concordar com essa bizarrice que chamam de cartilha anti-homofobia. Isso daí está mais para "Promoção da Homossexualidade". Repetindo: BIZARRICE. Estou curioso pra saber no que isso vai dar. Será que se instalará uma heterofobia no Brasil? Responde aê, manolo!


***

quinta-feira, 19 de maio de 2011

E Se as Reflexões do C.S.Lewis Virassem Música?




Lendo o blog Radicais em Santidade, ví algo que prendeu minha atenção de imediato. Uma música feita com as frases do autor de Crônicas de Nárnia. 

Quem me conhece sabe que sou fã irremediável do C.S.Lewis. Desde que lí Narnia, minha visão sobre a vida e o mundo foi lapidada. Meus conceitos sobre Cristo e cristianismo ganharam novos ares. "Cair Paravel" trouxe-me novos ânimos. 

Não contente em me dar Salvação, vem Deus agora com mais esse presente - uma música com as melhores frases do grande Lewis. 










As palavras do Rei Pedro ainda ecoam em minha mente: "Por Aslam, e por Nárnia".




Foto-Comentário do ReformaAgora:





***

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Convocação para Santidade




por Josué Martins


A hora é de escuridão, quem gritará no meio dela? Quem soará o alarme?” (Ezequiel 3. 17)


Queridos irmãos, os dias serão difíceis, muitas oportunidades, porém, muitos perigos. Os atos de terrorismo estão crescendo, a liberdade moral homessexual acaba de ser aprovada pelo STF brasileiro, enfim, a igreja em todo o mundo será forte alvo de perserguição!


É preciso aumentar a sua capacidade para as batalhas espirituais (aquela realmente bíblica de Efésios 6) que se estão por vir.

O que fazer?

1. Leia, estude e medite na Palavra de Deus (nao é possível compreender um cristão que não lê a sua Bíblia, alguns não o fazem a muito tempo).

2. Leia a 2ª carta de Paulo a Timóteo 10 vezes, procure encontrar no texto as recomendações do apóstolo Paulo (apóstolo de verdade).

Por que devemos ler 2ª Timoteo?

Porque naquele período a igreja estava mergulhando em sua primeira crise, Paulo percebia um declínio na igreja depois de um período de maturidade. Há muitas dicas nesta carta de Paulo á Timóteo de como viver em um período de crise.

3. Ore todos os dias por você mesmo, para que você seja fortalecido na graça do Senhor Jesus - 2ª. Tm. 2:1.

4. Ore com sua família; pais, orem com seus filhos; maridos, orem com suas esposas; irmãos, orem uns com os outros.

5. CUIDADO COM O EVANGELHO TRIUNFALISTA QUE AFIRMA QUE VAI MELHORAR, nao é bíblico, a bíblia diz claramente que vai piorar, o sistema vai piorar, o mundo vai piorar, sua vida de intimidade com Deus pode melhorar e você pode crescer em intimidade, Deus continuará abençoando áqueles que o temem e são fiéis a sua Palavra.

6. Economize! Reveja seu padrão de vida, gaste menos, abandone o que é desnecessário, faça provisão e trabalhe com previsão. PREVENTIVAMENTE.

7. Baixe o custo de todas as despesas que são possíveis.

8. Trabalhe fortemente para fortalecer os irmãos, se você ensina ou prega, pregue com poder, autoridade, seja ousado, ensine a Bíblia.

9. Se voce é pastor ou líder, prepare seu povo para estes dias, fale com franqueza, fale abertamente, fale que o arrebatamento esta próximo. SOE O ALARME, anuncie que o grande Dia do Senhor está á porta.

10. Seja puro, seja santo, fuja da imoralidade, não ande e não tenha comunhão com os que dizem ser cristãos e vivem de forma contrária aos princípios do evangelho.

11. Não ouça pastores que são alcoolátras, imorais, que abandonaram a esposa.

12. CUIDE DE VOCÊ E DA SÃ DOUTRINA. (2ª Timóteo 4.3)


postado originalmente em Missio Dei, Missio ecclesiae



***

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Anomalias Entre as Seitas




A proliferação de manifestações religiosas e exóticas

Por Paulo Cristiano

O que você diria de pessoas que adoram legumes, bebem sua própria urina, se alimentam de luz e/ou ainda adoram astros da mídia? Que perderam a razão? Que são visionárias ou devotas? Independente do que sejam, o certo é que todos os anos milhares de pessoas em todo o mundo trocam sua religião oficial por cultos estranhos. Essas novas seitas caminham paralelamente com as grandes religiões e possuem objetivos pouco claros, provocando desvios comportamentais autênticos e atitudes patológicas extremamente preocupantes.

O último censo do IBGE mostrou que 2,3% da população brasileira professa uma “outra religiosidade”. Fanáticos religiosos não faltam no mundo atual, por isso um grupo de autoridades do Chile, comissionadas para investigar o fenômeno, chegou à conclusão de que o perfil de uma seita envolve fanatismo, obediência incondicional, exclusividade do grupo e liderança messiânica. Mas há alguns grupos (ou seitas) que se destacam devido às suas práticas anômalas, promovendo cultos com elementos que se afastam dos padrões convencionais.

Sabemos que devemos respeitar aqueles que pensam e crêem diferente de nós, afinal, a liberdade religiosa é uma questão que toca a todos, indistintivamente. No entanto, não podemos confundir as coisas, a ponto de sermos ingênuos e tolerarmos as ações irracionais de tais grupos e seus cultos excêntricos.



Culto

O termo “culto” denota basicamente dois possíveis significados inter-relacionados:

1) Adoração ou homenagem a uma divindade.

2) Ritual ou liturgia; ou seja, o modo de exteriorizar esta adoração.

A primeira significação refere-se à natureza do culto propriamente dito, enquanto a segunda traduz a formalização que pode ou não estar associada com o pensamento e doutrina que emerge dele.

O culto está essencialmente ligado à religião, e como esta possui uma conotação de ligação do indivíduo à divindade (do latim religare), o culto atua então como o meio pelo qual se consegue pôr em prática a religião.

Também se enquadram neste contexto a adoração devotada às forças da natureza, aos animais e aos astros celestes.



Quando um culto gera uma seita

Um culto pode gerar uma seita quando determinado grupo de pessoas se reúne de modo organizado, ou, talvez, quando parte desse grupo se desintegra, formando subgrupos dissidentes. Neste caso, temos, na acepção do termo, uma seita.

A terminologia sofreu várias modificações morfológicas em sua etimologia através dos tempos. De partido ou facção, recebeu uma conotação pejorativa de não-ortodoxia, doutrina falsa, crença heterodoxa. No contexto cristão, refere-se a toda e qualquer doutrina (pensamento ou prática) que contraria a Palavra de Deus.

À psicoteologia das seitas encontra-se ligado o fenômeno do fanatismo, conseqüência da contracultura pregada por elas. Nestas últimas décadas, tem havido uma superpromoção desses cultos. Enquanto uns são amplamente aceitos na sociedade, outros são marginalizados. Enquanto alguns causam grande sofrimento, outros são aparentemente benéficos ou até patéticos.



Absurdos teológicos

Os absurdos ou aberrações são o mesmo que distorções, anormalidades, defeitos que se apresentam. As seitas produzem incessantemente tais desvios teológicos e muitas delas podem até conduzir seus fiéis ao suicídio coletivo. Steve Hassan, ex-membro da seita do reverendo Moon (Igreja da Unificação), hoje pesquisador de cultos e seitas que realizam algum tipo de controle mental, explica o porquê de as pessoas aceitarem facilmente uma doutrina aberrante. Segundo ele, “as seitas operam na personalidade da pessoa, desligando-a de sua vida anterior, fazendo-a redefinir suas crenças e valores de acordo com as normas estipuladas pelo grupo”.1 

A seguir, breves exemplos dos cultos anômalos desses novos movimentos religiosos.



Cultos excêntricos

É incrível como as pessoas estão propensas a exercer fé nos mais estranhos tipos de deuses. Quando tocamos neste assunto, obviamente nos vem à mente alguns exemplos de cultos anormais, porém, os exemplos que seguem são tão excêntricos que desafiam os limites do que consensualmente denominamos de anormal. Vejamos:



• Culto à cebola

Existe um grupo em Paris, França, que cultua a cebola. É isso mesmo. Estamos falando de um legume, considerado pelos adeptos como “bulbo divino”. A liturgia do culto é a seguinte: as pessoas se reúnem em volta de uma cebola e vão descascando-a lentamente, camada após camada, até chegarem ao talo, que, segundo crêem, é a parte mais importante do ritual. O indivíduo que estiver em concentração e contemplar a sagrada gastronomia, alcançará a pureza espiritual. 



• Adoradores do umbigo

Este culto também gira em torno da meditação, sendo que, desta vez, o deus venerado é o ventre, ou melhor, o umbigo. Dentro do templo, com as portas fechadas e um ambiente repleto de incenso, sob um calor quase insuportável, o grupo (também francês) se concentra em seus próprios umbigos. Acreditam que, pela meditação profunda, poderão regredir, por meio do seu próprio cordão umbilical, até o umbigo de Adão, onde, dizem, encontrarão a paz do paraíso original. 



• Ingestão de excrementos

Algumas seitas esotéricas, para adquirirem o que chamam de qualidades místicas (como, por exemplo, poder, força física e espiritual), ensinam a beber a própria urina. Até mesmo o padre Joseph Dillon, 53 anos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (SP), ficou conhecido por dizer em entrevistas que a urina seria a “água da vida”. Essas práticas irracionais, do ponto de vista bíblico e científico, têm levado muitos a crer que ingerindo urina conseguirão força espiritual. Inclusive, há até congressos internacionais sobre o assunto. Mas muitos não se contentam em “deliciar-se” somente com sua própria urina, preferindo também comer as próprias fezes, como é o caso de algumas seitas hindus. 



• Veneradores do sexo

“Nós temos um deus sexy, uma religião sexy e um líder muito sexy, com um grupo de jovens seguidores extremamente sexy. Se você não gosta de sexo, que vá embora enquanto pode”. Esta é uma das doutrinas centrais da seita que ficou conhecida por muito tempo como Meninos de Deus, hoje Família do Amor. Seu líder, que se identifica como MO, pregava o sexo livre, inclusive para a prática de um evangelismo que denominam de “pesca coquete”. Defendem a prática homossexual e a prostituição. É o “vale-tudo” do sexo no recrutamento de adeptos. Por isso, a seita foi denunciada e perseguida em vários países e continua sob investigação da Polícia Federal. 



• Igreja da Eutanásia

De acordo com este grupo religioso, os problemas do mundo são todos causados pelo excesso de população. Então, a solução “óbvia” proposta seria a redução da população. Mas como? Pelo suicídio, eutanásia, sodomia, aborto e canibalismo. Como não poderia deixar de ser, esse grupo também professa fé em elementos extravagantes. Crêem em extraterrestres e se dedicam a práticas mórbidas. 



• Adoradores da luz

Tal grupo possui um corpo de crenças doutrinárias essencialmente esotérico. Acreditam que não precisam mais comer. Segundo eles, “comida é veneno”, por isso se “alimentam” exclusivamente da luz do Sol. Por outro lado, a rejeição ao nosso tipo de alimentação, como dizem, pode provocar um poder espiritual capaz de fazê-los ter visões de seres espirituais, além de viagens astrais. Este ascetismo fanático tem levado alguns praticantes à morte. O pior de tudo é que tentam mesclar essa doutrina perigosa com os ensinamentos bíblicos, dizendo que Jesus também a praticava. Tais ensinamentos, contudo, são alheios à doutrina cristã. 



• Os seguidores da “Bíblia Branca” 

A Igreja Mundial do Criador é um grupo racista fundado em 1971, na Flórida, por Ben Klassen, ex-corretor de imóveis. É um dos movimentos que mais crescem nos EUA, segundo o jornal The New York Times. São partidários da filosofia de Adolf Hitler e possuem um livro chamado White Bible [Bíblia Branca], no qual pregam o ódio contra os judeus e os negros, e defendem a supremacia da raça branca. Baseado nesta nefasta ideologia, Benjamin Nathaniel Smith, membro ativo de extrema direita da seita, que chegou a alterar seu nome para August Smith porque considerava seu nome “excessivamente judeu”, assassinou um coreano, cinco judeus e três negros. A justificativa? Ele os considerava “pessoas sujas”. A seita possui sites espalhados pela Internet, onde convida crianças para seu evangelho de horror. 



Cultos às celebridades

Os termos “adorar” e “ídolo” possuem uma conotação estritamente religiosa. Contudo, em seus significados clássicos, foram sendo gradativamente alterados, pela mente popular, com o surgimento da mídia televisiva. Muitos fãs fanáticos de astros do cinema e do esporte têm mesclado a devoção pelo artista com a fé religiosa. Alguns destes ídolos estão sendo literalmente adorados nos altares de templos religiosos que lhes são dedicados. Vejamos alguns exemplos: 



• Idólatras de Elvis Presley

Parece que a frase “Elvis não morreu” é muito mais que um simples chavão, pelo menos para os fãs religiosos da “Igreja Presleyteriana”. A home page do grupo mostra desde testemunhos de graças recebidas de adeptos até os 31 mandamentos de Elvis. Tal igreja foi fundada em 1998, na Austrália, após a líder e fundadora, Anna, ter tido uma experiência mística com o rei do rock. E, hoje, conta com algumas congregações espalhadas pelos EUA e possui até um “teólogo”, o dr. Edwards, responsável pela parte doutrinária. 

Entre as muitas práticas esdrúxulas exigidas pelo grupo, destacamos as seguintes: 

• Pelo menos uma vez na vida os adeptos deverão peregrinar até Graceland. 

• Todos devem possuir em casa os 31 preceitos de Elvis, que incluem receitas de comida.

• Devem incentivar, diariamente, as crianças a elogiar o cantor já falecido. 

Mas os disparates não param por aí. Determinado sacramento, uma paródia da santa ceia, é feito com carne moída e pudim de banana. Os hinos, é claro, são alusões ao ex-roqueiro, e tudo isso recheado de muito rock-and-roll. 

• Veneradores de Raul Seixas 

Talvez não tão organizado como o do roqueiro norte-americano, o raulseixismo é um movimento que está ganhando cada vez mais perfil de grupo esotérico. Em muitos fãs-clubes, já se perdeu o limite entre a admiração e a veneração. E não é para menos, pois Raul Seixas tinha tudo a ver com religião. Suas músicas só começaram a fazer sucesso quando o compositor, hoje bruxo (é assim que ele se autodenomina), Paulo Coelho passou a compô-las. Noventa por cento das músicas de Raul faziam alusão a temas religiosos, principalmente esotéricos. Seu último trabalho recebeu o título de “A panela do diabo”.

“Chegar a ser parecido com religião é uma coisa meio sobrenatural”, avalia a socióloga Juliana Abonizio. “Os raulseixistas realizam quase uma peregrinação rumo ao autoconhecimento [...] Para a Cidade das Estrelas, uma pousada terapêutica coordenada pelo Instituto Imagick, vão alguns dos fãs de Raul. Não se trata de religião, mas as obras do cantor estão entre as bases do Imagick, segundo o presidente do instituto, Arsênio Hipólito Jr. Na pousada, o objetivo é intensificar a luz de cada pessoa, inclusive por meio da reprogramação mental”.



• Discípulos de Jedi

Mais de 70 mil pessoas na Austrália declararam ser seguidoras de Jedi. A religião foi criada baseando-se nos filmes de Star Wars, o famoso Guerra nas estrelas, de George Lucas, o “papa” da ficção científica hollywoodiana. Talvez tudo não passe de uma brincadeira de fanáticos cinematográficos, que promoveram uma enxurrada de e-mails incentivando os fãs a votarem no censo religioso como seguidores de Jedi.

Para que se tornasse uma doutrina, era preciso que dez mil pessoas professassem a “fé Jedi”. Mas o caso vem surpreendendo as autoridades, já que 0,30% da população australiana diz acreditar em tal “força”, a fonte de poder dos cavaleiros “Jedis”. O jedaísmo prega os princípios de algumas religiões, como, por exemplo, a busca pelo autocontrole e pela iluminação. Sua estrutura assemelha-se às filosofias orientais, mas com valores cristãos. Por isso, não será estranho se algum dia ouvirmos alguém orar a “Saint Luke Skywalker”!



• Adoradores de Maradona

Torcedores argentinos fanáticos resolveram radicalizar. Promoveram o ex-jogador Diego Maradona, ainda em vida, de “rei” do futebol a “deus” de uma seita denominada “Igreja Maradoniana”, também conhecida como “A Mão de Deus”, uma referência ao gol que o atleta marcou em 1986 contra a Inglaterra.

O grupo possui menos de mil adeptos. Foi fundado em outubro de 2002, em Paso Sport, na cidade do Rosário. O único objetivo é a exaltação de Maradona. Já possuem um templo, um calendário religioso para marcar os eventos principais da vida do craque, que se dividem em a.D. (antes de Diego) e d.D. (depois de Diego), e alguns hinos. Para não se sentirem inferiores às outras igrejas, resolveram criar também sua própria “bíblia”, intitulada “Eu sou o Diego do povo”, uma biografia do ex-jogador.



Como é possível alguém exercer fé nestes absurdos?

Como são possíveis tamanhos absurdos? Devem estar se perguntando os leitores de Defesa da Fé. Haveria alguma explicação plausível concernente à tendência megalomaníaca dentro desses caóticos grupos religiosos e seus cultos aberrantes? Alguns estudiosos do assunto, como o professor Moraleda, que, entre outras matérias, leciona antropologia religiosa, dizem que essa tendência é fruto da aplicação de técnicas de controle mental.

Quanto a essa questão, declarou o professor: “... há nelas (nas técnicas mentais) uma tendência bem visível de constituir-se em organizações autoritárias e fortemente estruturadas. O passo para o fanatismo é fácil de se dar. A seita destrutiva se organiza como agrupamento totalitário, no qual se utilizam técnicas de persuasão coercitiva (que constrange alguém a fazer algo) e controle mental, para conseguir a total submissão dos indivíduos ao líder e a entrega sem reservas à idéia coletiva; por seu caráter alienante, são grupos potencialmente destruidores da personalidade dos membros”.1 1

Cremos, portanto, que a origem de todas essas heresias está fincada no âmbito espiritual. As pessoas estão cansadas da fé que professam e, para a maioria, sua religião tem-se tornado fria e impessoal. Não há vida, não preenche a necessidade básica de seus membros. O modo alternativo de crença e prática das seitas é extremamente atrativo para alguns. As seitas oferecem um mundo alienado, porém, personalizado. Lembre-se, o homem é “incuravelmente religioso” (Paul Sabatier), portanto, “precisa ter um Deus, ou, então, criará um ídolo” (Martinho Lutero).

O que expomos foram apenas alguns exemplos que pesquisamos, entre muitos, os quais não caberiam neste artigo. Os grupos apontados satisfazem às solicitações, por e-mails, que o ICP recebe diariamente em seu Departamento Teológico.

Devemos ficar atentos ao perigo que as seitas e seus cultos representam para a sociedade, de modo geral. Felizmente, muitos governos já estão tomando providências a respeito. Como cristãos, temos a tarefa de alertar sobre toda e qualquer manifestação religiosa que contrarie as verdades bíblicas. Eis o motivo deste texto!

Notas:

1 http://www.malagrino.com.br/online/olmwaco.html
2 Porque Deus condena o espiritismo, Jefferson Magno Costa, CPAD, p. 216-7. 
3 Ibid.
4 Revista Defesa da Fé, nº 40.
5 www.cacp.org.br
6 http://www.churchofeuthanasia.org/
7 Revista Defesa da Fé, nº 43.
8 Nome da mansão que Elvis Presley comprou para seus pais, em 1957, na cidade de Menphis, no Estado do Tennessee, EUA.
9 http://www.geocities.com/presleyterian_church/home.html
10 www.correiodabahia.com.br/2004/03/24/noticia.asp?link=not000090074.xml
11 As seitas hoje, José Moraleda, Ed. Paulus, p. 10-1.


postado originalmente em Instituto Cristão de Pesquisas


***