CineReforma - Em Defesa de Cristo

CineReforma - Em Defesa de Cristo

sexta-feira, 28 de junho de 2013

quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Que Pensar Dessas Manifestações?



by Rodrigo Toledo


Ainda não sei bem o que pensar dessas manifestações todas. Há tanto para ser mudado, tanto a que se protestar. Mas... será que estamos conscientes da real situação a que vive o Brasil na atualidade? Pergunta lançada, aqui vai a elucubração! 

Vejo gente no Facebook postando suas indignações pelos gastos bilionários com estádios e outras estruturas para a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Mas o que eles ainda não se deram conta é que o retorno para a economia do país será 10 ou 15 vezes esse valor. Para cada emprego direto gerado, outros três são gerados indiretamente, e os bilhões que retornarão para nossa economia serão gastos com saúde, segurança e educação. Então, no fim das contas, será bom pra todo mundo que esses eventos aconteçam por aqui. Um maior retorno para a população. 

Mas para fazer a população entender isso teríamos de reformar o pensamento do brasileiro, trabalhando a mente dos jovens de maneira subversiva, politizando-os e fazendo-os conhecer a nossa história, nosso contexto, nossa cultura. Será um exercício árduo, difícil, demorado, mas podemos chegar lá. 

Enquanto isso, fiquemos em nossas mentes com a imagem da máscara de Guy Fawkes, um soldado católico que se tornou um símbolo da luta das classes menosprezadas e pressionadas. Nos é impossível dissociar seu nome da pólvora e da revolta de um povo massacrado pelo preconceito religioso. Imagino o que o soldado Fawkes faria se vivesse no Brasil de nossos dias. Maaassss... estamos aqui, e ele não. Que os manifestantes de hoje não usem pólvora, nem tentem explodir parlamento algum, apenas que dêem-se o direito de manifestar e mostrar que não somos cegos, que não gostamos de ser manipulados. E caso não queiram mostrar a cara, a máscara do Guy Fawkes será de grande utilidade. Um Brasil novo e justo para todos! 

"Os artistas usam a mentira para revelar a verdade, enquanto os políticos usam a mentira para escondê-la". Frase do filme 'V de Vingança'


***